FISIOTERAPIA

A especialidade

A Fisioterapia é a profissão que atua na reabilitação física e funcional
após acidentes, doenças ou diferentes traumas, como cirurgias. Uma das principais doenças que acomete a saúde física das pessoas é o câncer, assim como seu tratamento.
Durante o tratamento para o câncer é comum que os pacientes
apresentem alterações funcionais e físicas como a diminuição do nível de atividade física, imobilidade, redução do tempo de dedicação as atividades de vida diária e se queixem de dores no corpo. Tais alterações podem ser prevenidas e reversíveis com acompanhamento adequado de um Fisioterapeuta.
Atividades físicas supervisionadas e individuais para cada paciente não só auxiliam na qualidade de vida, mas também previnem futuras doenças e agravos do estado geral de saúde. Recomenda-se que a população permaneça, no mínimo, 150 minutos por semana em atividade física moderada a vigorosa. Entretanto, o tratamento do câncer faz com que as pessoas, em muitos casos, não atinjam tal recomendação. Tudo isso desencadeia um quadro de dores no corpo, aumento do peso ou redução acentuada de massa magra, dificuldade na locomoção e mal-estar generalizado.
O Fisioterapeuta atuará na melhora da qualidade de vida junto de uma equipe profissional multidisciplinar, que visa a compreensão das necessidades básicas do paciente com câncer.

Redigido por:
Êmili Amice da Costa Barros
Fisioterapeuta
CREFITO 3 / 270284-F

Av. Manoel Goulart, 3309 - Pres. Prudente / SP

Tel: 18-3904-5400

©  2017 por Mariana Carolina de Mattos Dipi