GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

A especialidade

Especialidade que trata dos órgãos genitais feminino inferiores, em todas as suas fases da vida da mulher, do nascimento a senectude.

Sua principal função é detectar suas patologias (doenças) e fazer seu diagnóstico e tratamento precoce:

Todas as alterações menstruais fisiológicas e hormonais, que acontecem principalmente durante os extremos da vida fértil feminina, menarca (primeira menstruação) e menopausa (ultima menstruação).

Outras patologias que não tenham dependência total hormonal, como os corrimentos, dor pélvica, anticoncepção, endometriose, e etc.

Os tumores dos órgãos genitais femininos, que podem ser benignos (miomas, cistos simples, septados e hemorrágicos dos ovários, além das patologias das tubas uterinas, vulvares e vaginais menos frequentes.

O ginecologista é o clínico geral da mulher seja para fazer os exames preventivos oncológicos ou clínicos rotineiros anuais, seja para o aconselhamento familiar.

Diagnóstico e tratamento dos tumores malignos, alguns de fácil detecção como o carcinoma de colo uterino, devido ao baixo custo do exame e seu longo tempo de evolução, nas fases iniciais perfeitamente curáveis, desde que diagnosticado precocemente.

O carcinoma de ovário é uma doença de poucos sinais clínicos as vezes com ausência de sintomatologia, de crescimento relativamente rápido, dependendo do seu tipo histológico.

Alguns tumores são característicos da menopausa como o carcinoma de endométrio (sintomatologia evidente), tratado adequadamente com alto nível de cura.

Tumores vulvares frequentes após os 70 anos de fácil diagnóstico e alto nível de cura.

Tumores vaginais, são raros e corresponde ao redor de 1% dos tumores ginecológicos.

Redigido por:

Dr. José Renato S. Tosello

Ginecologista e Obstetra

CRM/SP 25875

Av. Manoel Goulart, 3309 - Pres. Prudente / SP

Tel: 18-3904-5400

©  2017 por Mariana Carolina de Mattos Dipi