NUTRIÇÃO

A especialidade

O bom estado nutricional é resultado de uma alimentação nutritiva e adequada para cada realidade clínica.

O principal objetivo da Nutrição Oncológica, durante o tratamento clinico, é contribuir através de orientações e intervenções para que o paciente mantenha o melhor estado nutricional possível, a partir da adequação da dieta e controle de sintomas. Após o tratamento, o objetivo passa a ser a recuperação do estado nutricional e a promoção da saúde.

Com a capacidade de avaliar e diagnosticar o estado nutricional do paciente, esta especialidade contribui para elaboração de um plano alimentar personalizado, considerando a localização e o estadiamento do tumor, as doenças associadas, bem como os sintomas gastrointestinais apresentados pelo paciente, seu hábito alimentar, via de alimentação, consistência alimentar, além de aspectos sociais, psicológicos e financeiros.

Atuando dentro de uma perspectiva multidisciplinar, a Nutrição Oncológica visa melhorar o estado nutricional e o sistema imunológico dos pacientes durante os tratamentos oncológicos, principalmente daqueles que apresentam risco de desnutrição. 

 

 

 

Redigido por:

Sandra Cristina Genaro

Nutricionista 

Especialista em Nutrição Oncológica (INCA)

CRN 3859

Av. Manoel Goulart, 3309 - Pres. Prudente / SP

Tel: 18-3904-5400

©  2017 por Mariana Carolina de Mattos Dipi