ODONTOLOGIA (ESTOMATOLOGIA)
A especialidade

Você sabia?
A Agência Nacional de Saúde prevê cobertura obrigatória de laserterapia para mucosite em pacientes sob tratamento quimioterápico ou radioterápico?
Se informe no seu convênio!
Fonte: RN 387 de 28/10/2015
A estomatologia é uma especialidade da odontologia que visa prevenir, diagnosticar e tratar doenças da boca (lesões benignas, maglinizáveis, câncer bucal) e seus anexos, das manifestações bucais de doenças sistêmicas que possam interferir na cavidade bucal, tal qual o tratamento quimioterápico e radioterápico de cabeça e pescoço.
O estomatologista é capacitado para prevenir e controlar os efeitos colaterais na boca, provocados pela quimioterapia ou radioterapia (cabeça/pescoço) antes, durante e após a terapia antineoplásica.
Dentre os possíveis efeitos colaterais na boca, como dificuldade de abertura, infecções oportunistas (fúngicas, virais e bacterianas), boca seca, dor e/ou dificuldade na deglutição, perda do paladar, infecções nos ossos e inchaço, o que mais debilita o paciente é a mucosite. A mucosite oral é uma inflamação e ulceração da mucosa oral e pode ser considerado um dos efeitos colaterais mais frequentes e limitantes do tratamento oncológico.
A laserterapia se destaca como um meio eficaz na prevenção e no tratamento da mucosite oral, apresentando-se como um tratamento atraumático, sem efeitos colaterais, agindo como biomodulador, resultando numa reparação mais rápida , eliminando a dor na primeira sessão e melhorando a qualidade de vida do paciente durante o tratamento oncológico.
O acompanhamento de um profissional especializado em estomatologia, em conjunto com uma equipe multidisciplinar, minimiza os efeitos colaterais do tratamento oncológico e pode proporcionar melhora na qualidade de vida de pacientes submetidos à quimioterapia ou radioterapia.
Redigido por:
Dra. Debora Regina A. Orbolato Alves
CRO-SP 73.149