Histologia dos tipos de câncer mais comuns em adultos


PULMÃO - É o mais comum de todos os tumores malignos , em 90% dos casos diagnosticados , o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados do tabaco . Os tipos mais comuns são: Carcinoma de Celulas escamosas (CEC) ,adenocarcinomas , Carcinomas de células Grandes e Carcinoma de células pequenas .

COLORRETAL – Abrange Tumores que acometem um segmento do intestino grosso e reto . Está entre os tumores malignos mais comuns , há predominância nos segmentos do lado esquerdo (colon descedente, sigmoide e reto , em 70%) . O tipo mais comum é o adenocarcinoma .

MAMA – O câncer de mama representa a principal causa de morte por câncer em mulheres brasileiras desde 1980, existem múltiplos fatores de risco relacionados ao câncer de mama como : sedentarismo , consumo de álcool moderado , terapia de reposição hormonal , dieta rica em gorduras , radiações ionizantes na parede torácica na infância e outros . Os tipos comuns : Carcinomas in situ , lobular in situ , ductal in situ , carcinoma invasivo – em relação aos tipos invasivos , são reconhecidos o carcinoma invasivo de tipo não especial e mais de 20 tipos especiais. O carcinoma mamário invasivo não especial corresponde a cerca de 70% dos casos.

PRÓSTATA –É o tumor maligno mais comum em homens , representa um grande problema de saúde pública , possui um excelente marcador tumoral , o antígeno prostático especifico – PSA, útil tanto para o rastreamento como para o acompanhamento da doença. O tipo mais comum é o adenocarcinoma – 95% dos tumores .

COLO DE UTERO – O câncer de colo de útero é a neoplasia mais frequente , em especial para mulheres em países em desenvolvimento. São características de predisposição para essa neoplasia a presença de infecção viral pelo HPV e precocidade sexual . Os tipos mais comuns são : carcinoma espinocelular , adenocarcinoma (origem epitelial) .


548 visualizações

Av. Manoel Goulart, 3309 - Pres. Prudente / SP

Tel: 18-3904-5400

©  2017 por Mariana Carolina de Mattos Dipi