A Psicooncologia e sua relevância para pacientes e familiares


Por Glaucia de Melo Umemura, Psicóloga -especialista em psicoterapia corporal- que compõe nosso time multidisciplinar

A Psicooncologia é uma especialidade da Psicologia que aborda os aspectos emocionais relacionados ao câncer desde seu diagnóstico, tratamento e pós tratamento.

O adoecimento está sob a influência de vários aspectos de ordem física, emocional, social e até mesmo espiritual.

A combinação e atuação destes fatores sobre a saúde é sempre uma manifestação única e individual. E tão diversas quanto as emoções são as maneiras como cada um lida com seus sentimentos e os elabora.

Portanto, a partir disto, cada indivíduo reagirá da sua forma. Não havendo certo ou errado, mas aquilo que lhe enfraqueça ou fortaleça, impactando inclusive, nas respostas imunitárias/imunológicas do organismo e consequentemente na sua qualidade de vida.

Diante de um diagnóstico e ao longo do tratamento, o paciente - bem como sua família- se vê diante de uma gama de desafios. E, muitos são os sentimentos que costumam ser desencadeados por conta disto (tristeza, medo, angústia, ansiedade, revolta, raiva, culpa...).

As famílias também passam por diversos estágios, coincidentes ou não com os vividos pelos pacientes. Assim, os cuidadores também devem ser acolhidos, para que haja a possibilidade dos mesmos elaborarem sensações de impotência diante do sofrimento e da dor do outro (e de si próprios).

Entender o caminho! Acolher as fases e estações (da vida) vividas por cada um

O Espaço Psicoterapêutico é um convite para que o psicólogo junto do paciente possa abordar e acolher as dificuldades emocionais, auxiliando na compreensão do adoecimento e, suas consequências, promovendo o alívio da angústia, o reforço de estratégias de enfrentamento e orientações para a busca de recursos e apoio no desenvolvimento de atitudes facilitadoras para lidar com a situação.

O corpo não é uma entidade meramente física, mas uma experiência viva e singular que merece ser atendida integrativamente.

Portanto, o Encontro Terapêutico é um precioso recurso na promoção da Saúde e valorização da Integralidade do Ser.

Estes Encontros podem acontecer semanal ou pontualmente de acordo com a necessidade, interesse e disponibilidade do paciente e familiares.

Sinta-se Convidado!

Glaucia de Melo Umemura

CRP 06/79371


49 visualizações

Av. Manoel Goulart, 3309 - Pres. Prudente / SP

Tel: 18-3904-5400

©  2017 por Mariana Carolina de Mattos Dipi