De Novembro a Novembro: seja herói pela sua vida!


Por Glaucia de Melo Umemura, Psicóloga -especialista em psicoterapia corporal- que compõe nosso time multidisciplinar

Você acredita que homens e mulheres cuidam da saúde da mesma forma?

O homem desde antes de seu nascimento já tem um lugar predestinado à ele social e culturalmente.

Será forte, viril e provedor. Terá posses, casa confortável e carro, será esposo provedor e craque na vida. Não ficará doente.

Esta é uma representação de tantos que vivem vestindo a fantasia de Super Heróis.

Tal divisão entre os gêneros, enraizada há séculos em nossa cultura, é cruel em muitos aspectos. E, na Saúde, em geral estimula um comportamento irresponsável dos homens, que resistem a assumir os cuidados com a própria saúde; com a certeza de que estão imunes e inatingíveis às doenças.

Levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo aponta que 70% dos homens que procuram por ajuda o fazem influenciados pela mulher e/ou filhos. E, que mais da metade destes pacientes adiam tanto a consulta que quando o fazem chegam com estado avançado da doença.

O Câncer de Próstata é o 2º tipo mais comum e, a forma de aumentar as chances de cura é o diagnóstico precoce. Portanto, o incentivo à realização de exames em busca de diagnóstico é fundamental.

Cada vez mais pesquisas indicam que a saúde, mais do que genética é consequência das escolhas, hábitos saudáveis de vida e o adequado acompanhamento especializado e regular.

Assim, homens e mulheres devem entender como cuidar de sua saúde. Desde cedo. Desde sempre.

Buscando olhar-se e observar-se, conhecendo o histórico de doenças da família, realizando exames necessários e adotando bons hábitos. Por assim dizer, conhecendo o próprio corpo e suas necessidade físicas e emocionais.

O Novembro Azul passou a ser um movimento permanente e que contempla a Saúde Integral do Homem, chamando a atenção para o Auto Cuidado.

Homem Não é Super Herói e, é necessário romper com o mito de que tem que ser forte e autossuficiente o tempo todo.

E você? O que tem feito para cuidar da sua saúde? Do seu Ser humano?

Conte conosco! Desde o diagnóstico ao tratamento. De novembro à novembro.


62 visualizações

Av. Manoel Goulart, 3309 - Pres. Prudente / SP

Tel: 18-3904-5400

©  2017 por Mariana Carolina de Mattos Dipi